ANI - Promoção do Programa Quadro

Eventos PERIN



Sessão Oficial de Lançamento do H2020

13 Dez 2013

Agradecemos o seu interesse na Sessão de Lançamento do H2020. Contudo, informamos que no momento o número de inscrições excede o dobro da capacidade disponível, não  nos sendo possível  aceitar mais inscrições na sessão  do dia 13 de Dezembro, no CCB, em Lisboa. 

Poderá assistir à sessão em webstreaming através deste link (funcionará apenas durante a sessão).


A sessão oficial de Lançamento do Horizonte 2020 (H2020) em Portugal realiza-se a 13 de Dezembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. 

Esta sessão contará com a presença do Ministro da Educação e Ciência, do Ministro da Economia, da Secretária de Estado da Ciência, do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, da Secretária de Estado da Ciência de Espanha, do Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e de uma delegação de alto nível da Comissão Europeia, presidida pelo Diretor Geral da Investigação e Inovação.

O H2020 assenta em três grandes prioridades, Pilar I, Ciência Excelente; Pilar II, Liderança industrial e o Pilar III, Desafios Societais assim como em instrumentos de financiamento transversais.

Pilar I - Acções Marie Curie, European Research Council (ERC), Infraestruturas de Investigação e Tecnologias Futuras Emergentes, FET, 

Pilar II - Liderança em Tecnologias Industriais Facilitadora, LEIT, (TIC, as Nanotecnologias, os Materiais, as Biotecnologias, a Produção Industrial e o Espaço); medidas de apoio ao Acesso ao Financiamento de Risco e; Programa de Inovação para as PMEs.

Pilar III - Desafios Societais (DS): DS1, Alterações Demográficas e Bem-estar; DS2, Bio economia, Alimentação, Agricultura e Agua; DS3, Energia Segura, Limpa e Eficiente; DS4, Transportes Inteligentes, Verdes e Integrados; DS5, Ação Climática, Ambiente, Gestão Eficiente de Recursos e Matérias-primas; DS6, Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas e, finalmente, DS7, Sociedades Seguras.

Há ainda instrumentos que visam uma aproximação da sociedade à ciência (Science with and for society). Finalmente, Portugal está numa posição especialmente favorável quanto ao programa preconizado para melhorar a capacidade de participação das instituições de ensino superior e de investigação nos programas europeus, o Widening, que engloba as Era-Chairs, o Teaming e o Twinning.

Convida-se toda a comunidade científica e empresarial interessada a participar.

A participação é gratuita mas devido ao grande número de inscrições seremos obrigados a limitar o registo na sessão a uma pessoa por entidade. A segunda pessoa dessa entidade poderá participar, in loco, noutra sala do CCB, com acesso a transmissão em direto da sessão. Haverá também disseminação do evento por webstreaming, caso não tenha oportunidade de assistir presencialmente.

Local
-
Lisboa
Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório
Documentos
-

Ver lista de eventos