ANI - Promoção do Programa Quadro

Notícias

Comissão Europeia anuncia prémio de 3 milhões de Euros para melhorar a qualidade do ar nas cidades

17 Abr 2015


A Comissão Europeia anunciou o lançamento de um prémio de 3 milhões que será atribuído a pessoas ou equipas que desenvolvam o melhor material para reduzir a concentração de matéria em forma de partículas presentes no ar de áreas urbanos. O objetivo é melhorar a qualidade do ar nas cidades e reduzir os sérios riscos provocados por matéria particulada (PM), poluente com maior impacto na saúde dos cidadãos.

O Horizon Prize on materials for clean air tem como objetivo estimular o desenvolvimento inovador de soluções baseadas em materiais a partir das quais seja possível resolver o problema. O material pode ser produzido a partir de qualquer substância química (e.g. plástico, cimento, asfalto, etc.) capaz de reduzir a concentração de PM (capturando-a, por exemplo).
 
Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, referiu que: “a baixa qualidade do ar é um problema com consequências graves para a saúde e para o ambiente. Os poluentes do ar são responsáveis pela morte de cerca de meio milhão de cidadãos Europeus todos os anos. No âmbito do Horizonte 2020, continuamos a investir em tecnologias facilitadoras essenciais, como os materiais avançados, para reduzir a concentração de matéria no ar para o benefício de todos.”

O prémio está aberto para cientistas bem como outras pessoas com capacidade inovadora. Dá aos participantes total liberdade para que encontrem a solução mais promissora e efetiva. Os critérios de atribuição do prémio apenas exigem que a solução tenha uma boa relação custo-benefício, seja sustentável inovadora e bem concebida.

As regras do concurso já estão disponíveis online. Os concorrentes poderão iniciar o processo de submissão a partir do dia 26 de janeiro de 2017 até 23 de janeiro de 2018.




Ver lista de notícias