ANI - Promoção do Programa Quadro

Notícias

Mais sete empresas portuguesas na Liga dos Campeões da Inovação Europeia

27 Jun 2016

Foram sete as empresas portuguesas com candidaturas  aprovadas no último concurso do SME  Instrument Fase 1, em que a taxa de sucesso da participação nacional foi  duas vezes superior à média europeia. Sobe assim para 34 o número de empresas  com projetos aprovados, consolidando o sucesso português no programa do  Horizonte 2020 que apoia a internacionalização de PMEs.

Num instrumento que se caracteriza por ser  extremamente competitivo, a participação nacional neste concurso teve uma taxa  de sucesso de 17,5%, contra a média europeia de 8,4%.  Apenas a Suécia e a Dinamarca conseguiram ter  mais projetos financiados e uma taxa de sucesso superior à de Portugal, enquanto  o principal participante neste programa, a Itália, teve uma taxa de sucesso de  apenas 5%. Este resultado vem consolidar uma tendência de crescimento e sucesso na Fase 1 do SME Instrument, sendo este o 4º cut-off consecutivo em que a participação nacional supera a média  europeia.

Com estes sete novos projetos, chega agora a 34 o número de PMEs nacionais com projetos aprovados no SME Instrument Fase 1:

                                                                                                                               

Empresa

Tema

Projeto

73100    Lda

Bioeconomia

FUCOPOL - An innovative bio-based platform    for the cost-competitive production of L-Fucose, a building block for Human    Milk Oligosaccharides.

BioMimetx

Mar

BMX-11 - Providing Antifouling Additives    for Marine Paints Inspired by Nature and Engineered for Industries.

Logistema

Transportes

LOOP - Disrupting Logistics in Smart Cities    and Regions through an Advanced Logistics Platform.

Magnomics

Bioeconomia

MAGTEST - Simple and specific next    generation lab-on-a-chip in-vitro molecular diagnostic device.

Mobiag

Transportes

MobiCS - Disrupting the Car-Sharing Market    in Smart Cities through a Unified Cross-Border Platform.

Sensefinity

TICs

sSM    - Sensefinity Social Machines.

VisionSpace

Segurança

SEcTRAP - Critical urban infrastructure and    soft target cyber attack protection. Users    and application Behavioural
      Analysis supported by artificial intelligence to preempt security cyber    attacks.

O ano de 2016 está a trazer excelentes notícias  para as empresas nacionais que concorrem ao Horizonte 2020. Nas últimas semanas  as empresas FastInov e UBQ II captaram, através dos programas Fast Track to Innovation e SME Instrument Fase 2, mais de 2 milhões  de euros de financiamento comunitário para o desenvolvimento das suas  inovações.

O Gabinete para a Promoção do Programa-Quadro  (GPPQ) tem desempenhado um papel preponderante na divulgação dos concursos do  Horizonte 2020 e no apoio prestado às entidades participantes.  Desde 2014 que o GPPQ tem vindo a realizar  por todo o país workshops de formação sobre a elaboração de propostas ao SME  Instrument (18) que envolveram cerca de 300 participantes. Essas ações são  depois complementadas com apoio individual junto de cada empresa na revisão das  suas candidaturas.

O GPPQ já apoiou a revisão de 58 propostas à Fase  1, das quais 9 foram financiadas. Isto corresponde a uma taxa de sucesso das  propostas revistas pelo GPPQ de 15,5%, o dobro da média europeia. Da mesma  forma, 16 dessas propostas (27%, contra 15% de média europeia) ficaram acima da  pontuação limite para serem financiadas, tendo recebido o Seal of Excellence da Comissão Europeia. De realçar também a  evolução que se tem vindo a verificar em termos da qualidade das propostas  nacionais. Como se pode verificar no quadro abaixo, de 2014 para 2016 a  percentagem de propostas acima do threshold tem vindo a aumentar de forma assinalável, refletindo o acompanhamento mais  próximo do GPPQ junto das empresas.

                                                               
Fase 1Fase 2
20147%20%
201522%29%
201625%38%

A ANI, Agência Nacional de Inovação,  tem atuado como interlocutor principal do GPPQ para a participação das empresas  no Horizonte 2020, que até ao momento totaliza 146 PMEs e 139 grandes empresas.

A  lista de projetos nacionais financiados no âmbito do SME Instrument está disponível aqui.


Ver lista de notícias