ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte Europa

O próximo Programa-Quadro com 94,1 mil milhões para a inovação e investigação

A 7 de junho de 2018, a Comissão Europeia publicou a proposta (Regulamento e Programa Específico) para o próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação, Horizonte Europa (HE) (1 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2027) com a dotação orçamental proposta de 94,1 mil milhões de euros. O Programa EURATOM tem um orçamento de 2,4 mil milhões.

fonte: Comissão Europeia

  • Junho 2018
    COM lança proposta do Horizonte Europa.
  • Março 2019
    Co-legisladores chegam a acordo sobre o Horizonte Europa
  • Junho - Setembro 2019
    Consulta online para o planeamento estratégico 2021-2024
  • Setembro 2019
    Co-criação do programa nos R&I Days
  • Primavera 2020
    Conclusão do planeamento estratégico
  • Primavera - Outono 2020
    Desenvolvimento dos Programas de Trabalho 2021-2022
  • 1 Janeiro 2021
    Lançamento do Horizonte Europa

As negociações do Horizonte Europa iniciaram-se logo após a publicação da proposta da Comissão Europeia. Os conteúdos foram discutidos entre o Conselho e a Comissão Europeia e, entre esta e o Parlamento Europeu. Entre março e abril de 2019, e após meses de negociações entre a Comissão Europeia, o Conselho e o Parlamento Europeu, os colegisladores acordaram os conteúdos do Regulamento, incluindo as regras de participação e disseminação, e o Programa Específico relativo à execução do próximo Programa-Quadro de I&I, Horizonte Europa (2021-2027).

As versões mais recentes dos documentos que definem o Horizonte Europa, e que resultam das negociações entre os colegisladores, estão disponíveis online. Saliente-se que estas ainda não são as versões finais dos documentos pois poderão sofrer alterações nomeadamente nas partes que ainda não foram discutidas.

Consulte o Regulamento do Horizonte Europa

Consulte o Programa Específico do Horizonte Europa


A sua participação na discussão do Horizonte Europa

A informação relativa ao Horizonte Europa está disponível nos documentos publicados pela Comissão Europeia.

Participe na discussão fazendo chegar a sua opinião aos organismos nacionais que coordenam a posição nacional no desenho das prioridades de I&I para 2021-2027.

Como é que me posso envolver?

Convidamos todos os interessados em participar na discussão a inscreverem-se aqui no Grupo nacional de apoio à discussão do Horizonte Europa.