ANI - Promoção do Programa Quadro 

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) no Horizonte Europa

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) faz parte do Horizonte Europa (HE) no Pilar 3 – Europa Inovadora e tem uma proposta de orçamento de 3 mil milhões € para financiar as Comunidades de Inovação e Conhecimento (KIC).

No futuro, pretende-se uma maior interação entre o EIT e as restantes áreas do Horizonte Europa, designadamente com o Pilar 3, em especial com o Conselho Europeu de Inovação (EIC) e com os Ecossistemas de Inovação dado o papel do EIT na promoção do Empreendedorismo (e.g., lançamento de ideias, incubação e aceleração).

Como parte integrante do Horizonte Europa foi já aprovado o Regulamento do EIT que estabelece as regras especificas para o funcionamento do EIT, bem como a Agenda Estratégica para a Inovação (SIA), que estabelece as prioridades temáticas, bem como os principais desafios para o período de 2021-27.

Consulte o regulamento do EIT (2021-2027)

Consulte a agenda estratégica para a inovação - SIA (2021-2027)

Dada a atual concentração geográfica do EIT, no período 2021-2017 a Comissão Europeia pretende alargar o conceito do EIT e da promoção do triângulo do conhecimento aos países com menor participação, através do conceito Regional Innovation Scheme (RIS). Ao mesmo tempo, de acordo com a SIA, o EIT pretende fomentar a capacidade inovadora e empreendedora das universidades europeias, lançando um piloto específico para o efeito.

Atualmente são financiadas 8 KIC:

KIC Descrição
Climate KIC Alterações Climáticas, Mitigação e Adaptação
EIT InnoEnergy Energia Sustentável
EIT Digital Tecnologia de Informação e Comunicação do Futuro
EIT Health Inovação para uma vida saudável e o envelhecimento ativo
EIT Raw Materials Matérias Primas
EIT Food Alimentação
EIT Manufacturing Produção de valor acrescentado
EIT Urban Mobility Mobilidade urbana

No Horizonte Europa as atuais KIC continuam a financiar projetos nas respetivas áreas, sendo que as 3 primeiras KIC (EIT Innoenergy, Climate KIC e EIT Digital) deixam de receber financiamento do EIT em 2024.

Em 2023 o EIT irá lançar uma nova KIC na área das Indústrias Culturais e Creativas (CCI), sendo que em 2026 pretende-se lançar outro concurso para uma nova KIC em áreas a definir. A lista de potenciais áreas incluídas na SIA são:

  • Água, Mar e Assuntos Marítimos
  • Segurança e Resiliência
  • Inclusão, Integração e Migração

Entre em contacto com o NCP responsável pelo EIT para preparar a sua participação na nova KIC das Indústrias Culturais e Criativas e nas KIC já existentes!