ANI - Promoção do Programa Quadro

Horizonte Europa

O Processo de Planeamento Estratégico e a discussão dos Programas de Trabalho (2021-2022)

Em março de 2019, com o compromisso provisório alcançado para o Horizonte Europa (HE) entre Parlamento, o Conselho e a Comissão iniciou-se a discussão com os países do processo de planeamento estratégico (SPP). O SPP conduzirá à elaboração do Plano Estratégico multianual de atividades de I&I para o 1º período de programação (2021-2024) do HE.

No final de 2019 a Comissão publicou o denominado Orientation Doc que é a base para a elaboração do Plano Estratégico que será publicado no início de 2021. O Plano Estratégico multianual de atividades de I&I para o 1º período de programação (2021-2024) do Horizonte Europa, focaliza-se no Pilar II e centra-se sobretudo nos impactos esperados, os objetivos a atingir e os grandes desafios societais e industriais, garantindo a consistência entre Programas de Trabalho e as prioridades Europeias. Incluirá as missões, as parcerias co-funded e co-programmed e as áreas para a cooperação internacional assim como questões transversais cross-cluster e as principais áreas de intervenção de cada Cluster. O Plano Estratégico é um dos documentos orientadores dos Programas de Trabalho do Horizonte Europa.

Programas de Trabalho do Horizonte Europa – Pilar II e Pilar III

Na primavera de 2020 iniciou-se a discussão dos primeiros concursos a serem lançados no âmbito do Horizonte Europa. Até ao final de 2020 a Comissão pretendeu definir, com os Estados-Membros, as prioridades e linhas de orientação dos Programas de Trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa. As reuniões contam com a participação de representantes dos Estados-Membros que defendem e veiculam os interesses de cada país. Ao nível nacional, a ANI está envolvida em todas as discussões dos Pilares II e III do Horizonte Europa. As agendas e minutas das reuniões estão disponíveis online.

Na plataforma de partilha de informação com o Grupo Nacional de Apoio à Discussão do Horizonte Europa (GNAD) será disponibilizada, a todos os membros que aceitaram os termos de utilização, toda a informação de apoio à discussão do Programas de Trabalhos 2021-2022 dos Pilares II e III do Horizonte Europa.