ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

ECSEL - Iniciativa Tecnológica Conjunta sobre Componentes e Sistemas Eletrónicos

Orçamento: 4,82 mil milhões EUR (2014 – 2020)

Os componentes e sistemas eletrónicos são essenciais no cenário industrial Europeu. Desempenham um papel fundamental para enfrentar os desafios da sociedade e estão na base de produtos e da inovação da produtividade em toda a economia.

A iniciativa Tecnológica conjunta (JTI) ECSEL - Componentes e Sistemas Eletrónicos para a Liderança Europeia – é um a parceria entre os setores público e privado. Está em operação desde 2014 e funcionará durante 10 anos substituindo as JTIs ENIAC e ARTEMIS anteriores nas nas áreas de nanoeletrónica e sistemas embebidos.

Os componentes e sistemas eletrónicos, tais como semicondutores e chips, são essenciais para todos os produtos e serviços digitais. Apoiam a inovação e competitividade em todos os setores económicos: automóvel, aeronáutica, transporte ferroviário, equipamentos médicos e de saúde, eletrodomésticos, redes de energia e sistemas de segurança, todos beneficiarão da capacidade europeia em projetar e fabricar componentes e sistemas eletrónicos inovadores.

Atividades (linhas investigação e Inovação)

  • Tecnologias de design, processos e integração, equipamentos, materiais e de produção de micro e nano eletrónica, miniaturização, integração heterogénea
  • Processos, métodos, ferramentas e plataformas, modelos e arquiteturas de referência, para software e/ou sistemas de controlo embebidos/ ciber-físicos, abordando conectividade e interoperabilidade, segurança funcional e a disponibilidade e segurança para profissionais e consumidores de aplicações e serviços relacionados
  • As abordagens multidisciplinares para sistemas inteligentes, apoiado pela evolução do design holístico e fabricação avançada, para concretizar sistemas inteligentes e autossuficientes com interfaces sofisticadas e oferecendo funcionalidades complexas com base, por exemplo, na integração de sensores, atuadores, processamento, fornecimento de energia e de rede.

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

A ECSEL-JTI vai ajudar a superar obstáculos ao desenvolvimento efetivo da investigação e inovação nesta área, atrair o investimento privado e facilitar a participação de atores envolvidos na investigação.

Para isso, a ECSEL definiu uma agenda estratégica de investigação e inovação de longo prazo para a indústria, tem vindo a desenvolver a massa crítica necessária, facilitando a alavancagem do investimento privado, a partilha de conhecimento, a redução dos riscos, dos custos e do tempo de mercado.

Participação PT
-

  Total : 71 participações

  Total : 6,88 M€ ( 0,70% )