Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

Eventos GPPQ

WORKSHOP INTERNACIONAL OPORTUNIDADES PARA AS PME NO PROGRAMA EUROPEU “HORIZONTE 2020”: INSTRUMENTO PME
25-03-2014 (Zamora)  

Irá realizar-se o workshop internacional sobre fontes de financiamento para projetos de inovação, organizado conjuntamente pela Fundação Luso-Espanhola Rei D. Afonso Henriques, entidades portuguesas (Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Pedro Nunes e o GPPQ da Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e espanholas (Agencia de Innovación, Financiación e Internacionalización Empresarial de Castilla y León, e Centro de Desarrollo Tecnológico Industrial). O evento decorrerá no dia 25 de Março nas instalações da Fundação Rei Afonso Henriques em Zamora, Espanha (agenda em anexo).


Este evento tem como objetivo apresentar de forma prática às PME das regiões Norte e Centro de Portugal e da região espanhola de Castilha e Leão, as oportunidades de financiamento de inovação existentes a nível europeu e, em particular, o “Instrumento PME”. Este instrumento de apoio é um programa específico do “Horizonte 2020” – o Programa-Quadro Europeu para a Investigação e Inovação atualmente em vigor. Com um orçamento de 2.700 milhões de euros, tem por objetivo promover a criação e o desenvolvimento de PME com base em produtos, processos e serviços inovadores. É constituído por 3 fases: a primeira de avaliação do conceito e viabilidade em que será financiado o desenvolvimento do plano de negócios e estudo de exequibilidade; uma segunda fase de desenvolvimento e demonstração do produto, processo ou serviço, em que será financiada a execução de projetos que sejam avaliados positivamente após a primeira fase; e uma terceira fase, de comercialização das soluções desenvolvidas, que não receberá financiamento direto mas na qual as PME que concluam com sucesso as fases anteriores poderão beneficiar de atividades de acompanhamento e coaching, integradas em redes europeias, e ter acesso a linhas de financiamento europeias específicas.


O “Instrumento PME” é um dos mais relevantes programas europeus em vigor de apoio à criação e desenvolvimento de PME inovadoras, estimando-se que poderá financiar cerca de 5.000-6.000 projetos na fase 1 e por volta de 2.000 projetos na fase 2, no período 2014-2020.



Este evento pretende também a promoção de parcerias/consórcios entre empresas portuguesas e espanholas com o intuito de participação no Horizonte 2020, em particular o SME Instrument. Neste sentido caso esteja interessado em parcerias com PME espanholas convidamos V. Exa. ao preenchimento da ficha presente nesta página, que irá ser tratada de forma estritamente confidencial. 


De forma a optimizar a logística associada a este evento, agradecemos que confirmem a V/ presença através do endereço de email apoio.investigacao@ipb.pt ou através do telefone 273 330 832. Não hesitem em contactar-nos caso necessitem de informação adicional


Agradecendo desde já a V/ participação, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Morada:

FUNDAÇÃO LUSO-ESPANHOLA REI AFONSO HENRIQUES
Avda. del Nazareno de San Frontis, s/n
49027 Zamora, Espanha
 

Documentos:
AGENDA
Marcação Reunião
Convite

 

Voltar à lista de eventos

Eventos anteriores a Setembro de 2013 podem ser consultados no website anterior do GPPQ.

MAPA GERAL DO SITE