Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

Eventos GPPQ

Infoday - Oportunidades de Financiamento no Fundo de Investigação do Carvão e do Aço 2016
03-05-2016 Ordem dos Engenheiros (Lisboa)  
Organiza-se, no próximo dia 03 de maio (14:30 – 18:00) uma sessão de informação sobre as Oportunidades de Financiamento no Fundo de Investigação para o Carvão e o Aço 2016.

Nesta sessão o Project Officer Luc Janssen (DG Research & Innovation, D4 Coal and Steel) apresentará as características do concurso de 2016 e as oportunidades de financiamento de investigação e desenvolvimento das temáticas relacionadas com o carvão e aço.

O Aço e o Carvão (e todo o ciclo produtivo e de utilização) são considerados como áreas relevantes para o desenvolvimento da economia Europeia. O Fundo de Investigação para o Carvão e Aço (RFCS - Research Fund for Coal and Steel) apoia ações de investigação e inovação nos setores do carvão e do aço. O RFCS foi criado em 2002 – no termo do tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (ECSC).

As receitas geradas pelos ativos (1.6 mil milhões de euros) da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (ECSC - European Coal and Steel Community), são utilizados para apoiar as atividades no programa do Fundo de Investigação para Carvão e o Aço (RFCS) para a investigação. Todos os anos, mais de 50 M € são disponibilizados para as universidades, centros de investigação e indústria para financiar projetos de investigação, de demonstração e projetos-piloto e medidas de acompanhamento.
 

Morada:

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
1069-030 Lisboa
 

Documentos:
Agenda
Participação Nacional no RFCS - Eduardo Maldonado
Apresentação RFCS 2016 - Luc JANSSEN

 

Voltar à lista de eventos

Eventos anteriores a Setembro de 2013 podem ser consultados no website anterior do GPPQ.

MAPA GERAL DO SITE