Orçamento: 1,8 mil milhões EUR (contribuição da Comissão Europeia) + 2,2 mil milhões EUR (contribuição in-kind)
A Iniciativa Tecnológica Conjunta Cleansky (JTI-CleanSky) teve início no 7ºPQ e terá uma extensão para o H2020 denominada de JTI-CleanSky2. Esta extensão permite alargar o horizonte de desenvolvimento e integração de novas tecnologias até 2020 com o objetivo de atingir as metas propostas pelo Advisory Council for Aviation Research and Innovation in Europe (ACARE) na sua Strategic Research and Inovation Agenda 2050 (SRIA2050).
A JTI-Cleansky mostrou ter uma efetiva capacidade de construção de cadeias de valor acrescentado a nível europeu (reunindo mais de 570 participantes) e mostra perfil de participação maioritariamente virado para a componente industrial, com 59% de retorno, e com a maior fatia retida pelas PME (38%).
O CleanSky2 congrega os fundos europeus de I&D&I para apoio a atividades de nível 3 (TRL mais elevado, isto é, atividades mais próximas do mercado) para o setor aeronáutico, para as quais a indústria europeia defronta uma forte concorrência internacional. O Cleansky2 continua os esforços iniciados com o CleanSky, mas acrescenta objetivos mais ambiciosos:
O CleanSky2 tem assim por desafio alargar o âmbito de trabalho do CleanSky de forma a dar um salto qualitativo do nível dos componentes (Integrated Technology Demonstrators - ITD) para as plataformas integradoras (Integrated Application Demonstation Platforms - IADP), testando, em voo, diversas configurações inovadoras e permitindo assim um salto inovador a tempo da construção da próxima geração de aeronaves que irá substituir a atual frota.
Orçamento
A JTI-CleanSky2 é uma ferramenta de apoio à inovação e competitividade da indústria europeia do setor e tem um orçamento de 4000 M€ (contra 1600 M€ no anterior Cleansky). A JTI CleanSky2 é financiada pela Comissão Europeia (contribuição líquida) em 45% e pela Indústria Europeia em 55% (contribuição in-kind), contra 50%-50% no anterior Cleansky. Este orçamento é dividido em 3 parcelas: 40% destinado aos membros fundadores, 30% destinado a core partners (parceiros consorciados escolhidos por concurso e com capacidade de investimento acima dos 10 M€) e 30% destinado a concursos abertos a parceiros europeus.
Estrutura
O Cleansky2 mantem a mesma estrutura de JTI (PPP entre Comissão e consórcio industrial) agora com 16 membros fundadores (12 no anterior Cleansky), líderes europeus no setor. Os membros fundadores são responsáveis pelo desenho e implementação do roadmap CleanSky2 e responsabilizam-se por atividades orçamentadas em 50 M€ (25 M€ investimento in-kind).
Para além dos 16 membros fundadores, o Cleansky2 integrará, no segundo nível, um número significativo de core partners (~50) do setor (empresas, clusters industriais, institutos de investigação), partilhando cada uma responsabilidade mínima de 10 M€ (5 M€ investimento in-kind). Num terceiro nível o Cleansky2 contará com a participação de uma larga rede de partners europeus (estimados > 700). A participação dos core partners e partners será por via de concursos competitivos com as mesmas regras do H2020, com a exceção que se admitem candidaturas mono-parceiro (no H2020 o mínimo são 3 parceiros de 3 países).
Os 14 membros fundadores Cleansky2 irão repartir entre si a responsabilidade pelo desenho, liderança e gestão dos 9 módulos Cleansky2 (3 IADP, 3 ITD, 2 Atividades Transversais e 1 Avaliador Tecnológico) com a seguinte distribuição:
Large Passenger Aircraft IADP (LPA) |
Demonstração em alto TRL das melhores configurações para os objetivos ambientais SRIA 2050, tendo em vista as necessidades de mercado e competitividade do produto final. Teste e validação de tecnologias desenvolvidas no CleanSky (sistemas propulsão CROR), laminaridade híbrida nas asas e caudas do avião e próxima geração de cabinas e cockpit. |
Regional Aircraft IADP (REG) |
Integrar e validar a nível do avião regional, tecnologias promissoras ou previamente desenvolvidas no Cleansky, de forma a diminuir o risco integração na próxima geração de aeronaves. Os objetivos deste IADP sobem na escala de complexidade, relativamente ao anterior modulo CleanSky GRA. |
Fast Rotorcraft IADP (FRC) |
Este IADP tem por objetivos o desenho, construção e teste em voo de 2 demonstradores independentes para as próximas gerações de aeronaves: Tiltrotor demonstrator NextGenCTR; Compound Rotorcraft. |
Airframe ITD (AFR) |
Para atingir os objetivos definidos no SRIA 2050 em termos de redução de CO2, consumo e ruido, e para permitir uma efectiva liderança e crescimento no mercado mundial será necessária uma melhoria significativa do nível estrutural das aeronaves. No CleanSky2 aprofunda-se o desenvolvimento de tecnologia essencial e de configurações para maior eficiência estrutural, soluções inovadoras/disruptivas para maior eficiência, fuselagens com otimização de volume, peso, custo e redução do impacto ambiental. |
Engines ITD (ENG) |
O Cleansky confirmou ter atingido níveis de TRL 6 e reduções de 15% de CO2, de 60% em NOX e de 6dB no ruido, valores relativos a 2000. Mas tais valores correspondem apenas a 75% dos objetivos ACARE. Para o CleanSky 2 pretende-se validar geometrias mais radicais de motores independentemente da sua maturidade para entrada no mercado. |
Systems ITD (SYS) |
Desenho e desenvolvimento de equipamento, sistemas e teste integrado (até TRL5), nas áreas de ambiente no cockpit, gestão de missão, computadores de bordo e redes, sistemas inovadores nas asas (WIPS, sensores e atuadores), trem de aterragem e sistemas elétricos. Pretende-se ainda a customização e integração dos sistemas individuais nos demonstradores integrados (IADPs). |
Eco-design (ECO) |
Módulo dedicado ao desenho de um roadmap de excelência envolvendo todo o seu ciclo de vida das aeronaves europeias. |
Small Air transport (SAT) |
No Cleansky2 inclui-se uma nova iniciativa SAT defendendo as atividades de inovação dos fabricantes europeus da pequena aviação (aeronaves até 19 passageiros) e para transporte de carga. Este módulo é especialmente relevante para indústria (particularmente PMEs), universidades e institutos de investigação. |
Technology Evaluator (TE) |
O Cleansky2 considera essencial manter um módulo dedicado a avaliação tecnológica e de impacto, de forma a avaliar o potencial das tecnologias desenvolvidas a bordo do CleanSky2 desde o nível da aeronave até ao nível do aeroporto. |