ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

ICT - Tecnologias da Informação e das Comunicações

Orçamento: 7,71 mil milhões EUR (2014 – 2020)

As tecnologias de informação e comunicação – TIC (ICT – Information and Communication Technologies) sustentam a inovação e competitividade numa ampla gama de mercados, públicos e privados, e em vários setores. As ICT permitem, também, o progresso científico em várias disciplinas.

O potencial dos sistemas de informação e comunicação está em franco crescimento, alimentado pela eletrónica, os microssistemas, a micro e nanoelectrónica, a fotónica, a próxima geração da internet, o 5G, a capacidade de dominar os sistemas ciber-físicos e robóticos, o progresso no processamento de dados, a computação de elevado desempenho, a cibersegurança e as interfaces homem-máquina, cada vez mais poderosas.

Estes desenvolvimentos oferecem grandes oportunidades para a Europa desenvolver a próxima geração de plataformas abertas, sobre a qual uma multiplicidade de dispositivos inovadores, sistemas e aplicações podem ser implementadas.

Estas novas soluções permitirão uma riqueza de novos desenvolvimentos de negócios, em especial para as PME e vão contribuir para aumentar a competitividade, criar empregos e apoiar o crescimento.

As TIC sustenta a inovação e competitividade nos setores público e privado, alavancando o progresso científico em todas as disciplinas. Assim, no H2020, podem ser encontrados concursos relacionados com as TIC em todos os pilares, “Excelência Científica”, “Liderança Industrial” e “Desafios Societais.

O Programa de Trabalho 2018-2020 as atividades propostas a concurso já está disponível. Para 2020, as áreas da inteligência artificial, tecnologias chave para a transformação digital desde a fotónica ao software, conetividade avançada e inteligente com o 5G emergente, a internet da próxima geração incluindo o blockchain são prioridades estratégicas e de preparação para o próximo programa quadro e e apoiarão a Europa a assumir uma liderança ousada em tecnologias digitais até 2030. Serão os alicerces para a transposição dos principais desafios para uma ampla implantação da transformação digital em consonância com os objetivos do programa proposto Europa Digital.

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

As TIC asseguram atualmente quase metade dos ganhos de produtividade da economia Europeia e que resultam da transação produtos e setviços inovadores, de grande valor, como também a melhoria de processos negociais através da difusão, adoção e utilização da TIC. Nos sectores que fazem grande uso das ICT incluem-se o sector fabril, automóvel, aeroespacial, a indústria farmacêutica, de equipamento médico e agrícola, bem como os serviços financeiros, os órgãos de comunicação social e o sector de retalho. As vantagens indicadas pelas empresas em resultado da adoção da transformação digital incluem desenvolvimento de produtos mais rápido, reduções de custos e despesas gerais, transações mais rápidas e fiáveis, melhores relações com clientes e fornecedores, melhor serviço e apoio ao consumidor e oportunidades de colaboração diferenciadas.

O Horizonte 2020 facilitará a criação de novas formas processuais/aplicações para os negócios em rede, bem como novas abordagens técnicas da aplicação das TIC em todo o tipo de processos.

Ver oportunidades
de financiamento
NCP
-
Sofia Azevedo
+351 939 290 920
Cristiana Leandro
+351 910 758 674
Participação PT
-

  Total : 301 participações

  Total : 102,35 M€ ( 1,85% )