ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

MSCA - Ações Marie Skłodowska-Curie nas Competências, Formação e Progressão na Carreira

Orçamento: 6,16 mil milhões EUR (2014 – 2020)

As ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) apoiam investigadores em todas as fases da carreira de investigação, contribuindo assim para melhorar as condições de trabalho na ciência e reforçar a posição da Europa no mundo no âmbito da investigação e inovação.

As instituições participantes podem recrutar ou acolher investigadores talentosos de outros países e criar parcerias estratégicas com outras dentro e fora do espaço europeu.

As MSCA englobam todas as áreas científicas, da investigação fundamental à inovação, sendo as áreas de atuação decididas pelos candidatos (instituições e/ou investigadores). Poderão participar centros de investigação, empresas, instituições de ensino superior e da administração pública e ONGs, entre outras entidades.

As Ações Marie Skłodowska-Curie no Horizonte 2020 têm por objetivo:

  • Dotar os investigadores com as competências e experiência internacional, intersectorial e interdisciplinar necessárias para uma carreira de sucesso, fazendo face às dificuldades encontradas no processo, nomeadamente no que diz respeito às condições de trabalho.
  • Estimular a mobilidade entre sectores e aumentar a partilha de conhecimentos e boas práticas entre instituições e setores (académico/não académico), através de esforços conjuntos de investigação.

Atividades (linhas investigação e Inovação)

Os objectivos das MSCA concretizam-se em várias ações:

  • Innovative Training Networks (ITN) (para consórcios internacionais)
  • Research and Innovation Staff Exchanges(RISE) (para consórcios internacionais)
  • Individual fellowships (IF)
  • Co-funding of regional, national and international programmes that finance fellowships involving mobility to or from another country (COFUND)
  • The European Researchers' Night (NIGHT)

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

A participação de todo o setor não-académico, incluindo PME, é apoiada e incentivada em todas as ações Marie-Skłodowska-Curie. Várias formas diferentes de participação incluem formação inicial ou avançada de investigadores, recrutados para as ações ou enviados/recebidos em destacamentos.

Ver oportunidades
de financiamento
NCP
-
Margarida Santos
+351 913 171 041
Natália Dias
+351 935 014 538
Participação PT
-

  Total : 441 participações

  Total : 91,05 M€ ( 1,67% )