ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

NMP+B - Nanotecnologias, Materiais avançados, Biotecnologias, Fabrico e Transformação avançados

As Tecnologias Facilitadoras Essenciais (KETs) representam tecnologias e investimentos que irão permitir às indústrias europeias manter a sua competitividade e capitalizar em novos mercados.

O Programa das Tecnologias Industriais (NMP+B) foca-se em 4 KETs: nanotecnologias, materiais avançados, Tecnologias de Produção e Processos Avançados e, Biotecnologia.

A Indústria Europeia encara muitos desafios, tais como, a competição global e a necessidade de recursos e energia mais eficientes. É por isso essencial endereçar estes desafios e, ao mesmo tempo, ajudar a desenvolver e explorar soluções para os desafios sociais como a saúde, a energia, o clima, entre outros.

As nanotecnologias, materiais avançados, Tecnologias de Produção e Processos Avançados e a Biotecnologia são áreas chave que determinam a posição da Europa no mercado global.

Investir nestas áreas irá impulsionar a competitividade, criar emprego e apoiar o crescimento económico.

Nanotecnologias

Podem criar materiais e equipamentos a uma escala minúscula – 80.000 vezes mais pequemos que um cabelo humano. As nanotecnologias estão embebidas em cada aspeto da vida: eletrónica, medicina, produtos do dia-a-dia, carros e até nas nossas casas. A investigação nesta área irá conduzir a novos produtos e serviços desenvolvidos pela indústria capazes de melhorar a saúde humana ao mesmo tempo que minimiza o consumo de recursos e protege o ambiente.

Materiais Avançados

Podem introduzir novas funcionalidades e propriedades melhoradas enquanto acrescentam valor aos produtos e processos existentes numa abordagem sustentável. A investigação pode começar no próprio material (ex. Biomateriais), num setor industrial (ex. Metalurgia) ou nas suas aplicações (ex. materiais para energia, saúde, transportes). A investigação nesta área responde às necessidades das pessoas e diz respeito a soluções integradas que combinam energia, recursos naturais e saúde.

Biotecnologia

Aplica princípios científicos e de engenharia em organismos vivos. Por um lado, serve para melhorar processos industriais e por outro lado, permite a produção competitiva, sustentável e inovadora de produtos, químicos e combustíveis. Desta forma, a biotecnologia apoia as indústrias europeias com a sua base científica, tecnológica e inovadora.

Edifícios Energeticamente Eficientes (EEB), Fábricas do Futuro (FoF) e Processos Industriais Sustentáveis (SPIRE)

Em Parceria com a indústria, a União Europeia irá também investir em investigação e inovação para os Edifícios Energeticamente Eficientes (EEB), nas Fábricas do Futuro (FoF) e nos Processos Industriais Sustentáveis (SPIRE). A indústria está comprometida com investimento privado nestas tecnologias. O objetivo é aumentar a competitividade e a eficiência energética do setor da construção, aumentar a sustentabilidade dos processos de produção e, tornar a indústria de processos mais eficiente ao nível do consumo de recursos e de energia. Desta forma, os setores público e privado irão impulsionar a liderança industrial europeia ao mesmo tempo que respondem às preocupações de criação de emprego e dos problemas da eficiência energética e de recursos.

O Horizonte 2020 irá ter um forte foco no desenvolvimento das capacidades industriais europeias nestas KETs.

As atividades financiadas irão endereçar toda a cadeia de inovação, especialmente entre a prova de conceito e a demonstração, que precedem a produção em massa e que ajudam a ultrapassar o “vale da morte”.

As atividades propostas a concurso serão baseadas em agendas de investigação e inovação definidas pela indústria em conjunto com a comunidade de investigação e terão um forte foco na alavancagem de investimento do setor privado.

Para os níveis de maturidade tecnológica mais elevados irá ser fornecido apoio dedicado para linhas piloto de grande escala e projetos de demonstração para facilitar a transferência para a indústria e a sua comercialização.

O programa de Trabalho com as atividades propostas a concurso já está disponível.

Progrma de Trabalho 2018-2020

Ver oportunidades
de financiamento
NCP
-
Marta Candeias
+351 932 003 841
Sofia Azevedo
+351 939 290 920
Participação PT
-

  Total : 201 participações

  Total : 77,78 M€ ( 2,18% )