ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

PRIMA - Partnership for Research and Innovation in the Mediterranean Area

Lançada em janeiro de 2018, a Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA) é uma nova iniciativa criada no âmbito do artigo 185º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, composto por Estados-Membros da União Europeia, Países Associados Horizonte 2020 e Países Parceiros Mediterrânicos em pé de igualdade (co- propriedade, co-gestão e co-financiamento) com a participação da Comissão Europeia.

Até à data, 19 países comprometeram-se com esta iniciativa (Estados participantes do PRIMA): Argélia, Croácia, Chipre, Egipto, França, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Malta, Marrocos, Portugal, Eslovénia, Espanha, Tunísia e Turquia.

O objetivo geral da PRIMA é reforçar a cooperação em investigação e inovação entre os países mediterrânicos, tendo em vista o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis na agricultura, a produção de alimentos e o abastecimento de água, incentivando a sua aplicação pelas comunidades, empresas e cidadãos.

PRIMA focaliza-se em três áreas temáticas principais:

  • Gestão integrada e sustentável da água em zonas áridas e semiáridas do mediterrâneo
  • Sistemas agrícolas sustentáveis sujeitos a restrições ambientais mediterrânicas
  • Cadeia de valor agroalimentar mediterrânica e sustentável para o desenvolvimento regional e local

Esta parceria é financiada através de uma combinação de financiamento dos Estados participantes no PRIMA (atualmente 274 milhões de euros) e uma contribuição de 220 milhões de euros da UE através do Horizonte 2020, o programa de financiamento da investigação e inovação da UE (2014 - 2020).
O programa PRIMA é implementado pela Estrutura de Implementação PRIMA (PRIMA-IS), estabelecida como uma Fundação PRIMA em Barcelona, com base em programas de trabalho anuais.
Os programas de trabalho anuais da PRIMA são desenvolvidos em conformidade com os objetivos e disposições estabelecidos na Decisão (UE) 2017/1324 e com base nas prioridades descritas na Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) da PRIMA, no seguimento de um processo de consulta abrangente, envolvendo múltiplos stakeholders.


Oportunidades de financiamento (calls) no âmbito da PRIMA:

Procura de parceiros para os concursos PRIMA

Lista de National Contact Points (NCPs) para os concursos PRIMA

Registe-se como avaliador para os concursos PRIMA

Para mais informação e apoio (FCT-Cooperação Transnacional-PRIMA)