ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

DS1 - Saúde, Alterações Demográficas e Bem-Estar

Orçamento: 7,47 mil milhões EUR (2014 – 2020)

Desafio Societal

O envelhecimento demográfico da população está a provocar uma mudança iminente e significativa na sociedade e na economia, para a qual a UE precisa de estar devidamente preparada.

A saúde, a mudança demográfica e o bem-estar foram assim identificados como desafios societais nucleares que serão abordados no âmbito do Horizonte 2020.

Este Desafio Societal tem como principais objetivos a melhoria da saúde ao longo da vida e o bem-estar de todos, sistemas de saúde e de proteção social de qualidade, e economicamente sustentáveis, oportunidades para novos empregos e crescimento, enquanto, nomeadamente, contribuição para a concretização da Estratégia Europa 2020.

Este Desafio incidirá sobre a manutenção e a promoção da saúde durante todo o nosso percurso de vida e sobre a prevenção de doenças, sobre a melhoria da nossa capacidade para a cura, o tratamento e a gestão da doença e da deficiência, o apoio ao envelhecimento ativo e a contribuição para a realização de um setor de cuidados de saúde sustentável e eficiente.

Atividades (linhas investigação e Inovação)

  • Compreensão dos fatores determinantes da saúde, do bem-estar e da doença;
  • Prevenção da doença;
  • Tratamento da doença;
  • Envelhecimento ativo e autogestão da saúde;
  • Métodos e dados;
  • Prestação de cuidados de saúde e cuidados integrados.

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

Todas estas atividades serão empreendidas de forma a prestar apoio em todo o ciclo de investigação e inovação, incluindo o apoio a uma investigação básica de excelência no domínio da saúde, reforçando a competitividade das indústrias e das PME estabelecidas na UE e o desenvolvimento de novas oportunidades de mercado, com base numa abordagem integrada e centrada no doente.
São múltiplas as oportunidades de financiamento para a indústria, e em particular, para as PME, nomeadamente, nas áreas do diagnóstico, bioinformática, na aplicação das tecnologias de informação ao serviço de uma vida ativa e assistência à autonomia.

Ver oportunidades
de financiamento
Participação PT
-

  Total : 174 participações

  Total : 66,66 M€ ( 1,64% )