ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

DS7 - Sociedades Seguras – Proteção, Liberdade e Segurança da Europa e Seus Cidadãos

Orçamento: 1,7 mil milhões EUR (2014 - 2020)

A União Europeia, os seus cidadãos e os seus parceiros internacionais são confrontados com uma série de ameaças e desafios como crime, terrorismo e situações de emergência devido a catástrofes quer de origem humana ou natural. Estas ameaças e desafios podem atravessar fronteiras e visar alvos físicos ou o ciberespaço. Ataques contra infraestruturas críticas, redes e websites das autoridades públicas e privadas, por exemplo, não só abalam a confiança do cidadão, mas podem afetar seriamente setores essenciais como energia, transporte, saúde, finanças e telecomunicações.

Para antecipar, prevenir e gerir essas ameaças, é necessário desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, soluções, ferramentas de previsão e conhecimento, estimular a cooperação entre fornecedores e utilizadores, encontrar soluções de segurança civil, melhorar a competitividade da segurança europeia, indústria e serviços, incluindo as ICT, prevenir e combater o abuso de privacidade e violações dos direitos humanos na Internet, e não só, assegurando aos cidadãos europeus os seus direitos individuais e de liberdade.

As atividades no âmbito deste desafio serão exclusivamente dirigidas a aplicações civís e seguirão uma abordagem orientada para promover a cooperação eficiente dos utilizadores finais, indústria e investigadores, integrando as dimensões sociais relevantes e respeitando princípios éticos. Estas atividades vão apoiar as políticas da União para a segurança interna e externa, incluindo a Política Externa e de Segurança Comum e a sua Política de Defesa e Segurança Comum e melhorar a segurança cibernética, a confiança e a privacidade no mercado único digital. As atividades incluem um foco na investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras da próxima geração, trabalhando em novos conceitos, designs e padrões de interoperabilidade. Isto será feito através do desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras, dirigidas às lacunas de segurança, e que contribuam para uma redução do risco das ameaças à segurança.

Atividades (linhas investigação e Inovação)

  • Combater o crime, o tráfico ilegal e o terrorismo, assim como compreender e enfrentar ideais e crenças terroristas;
  • Proteger e melhorar a resiliência das infraestruturas críticas, das cadeias de fornecimentos e dos meios de transporte;
  • Reforçar a segurança através da gestão das fronteiras;
  • Melhorar a segurança cibernética;
  • Aumentar a resiliência da Europa às crises e desastres;
  • Garantir a privacidade e liberdade, inclusive na Internet, e melhorar o entendimento legal e ético da sociedade em todas as áreas da segurança, risco e gestão;
  • Melhorar a normalização e a interoperabilidade dos sistemas, inclusive para fins de emergência.
Ver oportunidades
de financiamento
NCP
-
Fernando Carvalho
+351 919 442 182
Participação PT
-

  Total : 146 participações

  Total : 35,50 M€ ( 2,77% )