ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

DS6 -Europa num Mundo em Mudança - Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas

A Europa enfrenta um conjunto de desafios que serão determinantes para o seu futuro. As crescentes interdependências culturais e económicas, as mudanças demográficas e os fluxos migratórios, as desigualdades e a exclusão social, ou as transformações digitais são questões que exigem, pela sua natureza, alcance e impacto para o futuro da Europa, respostas complexas e à escala europeia.

Este Desafio Societal pretende responder às problemáticas da exclusão social, discriminação e várias formas de desigualdade. Irá, igualmente, explorar novas formas de inovação, assentes em evidências e com a participação dos cidadãos, e que contribuam para uma União inovadora, para o Espaço Europeu de Investigação (ERA) e outras políticas relevantes. A cooperação com os países terceiros, as questões da memória, identidade, tolerância e património, bem como o apoio à inovação no setor público serão também centrais nas ações desenvolvidas.

Ao promover uma maior compreensão da Europa, este desafio permitirá apoiar e desenvolver soluções que visem a criação de sociedades inclusivas, inovadoras e reflexivas, consideradas requisito fundamental para uma integração Europeia sustentável.

Principais Atividades (linhas investigação e Inovação)

Crescimento económico e inclusão social

Incluindo o desenvolvimento de novos modelos de negócio e apoio ao desenvolvimento de novos setores; o desenvolvimento de novas estratégias para combater as desigualdades e exclusão social de forma sustentável, com particular atenção dedicada às gerações mais novas, ao impacto dos novos fluxos migratórios e aos fenómenos de radicalização e extremismos.

A Europa e o seu passado e património cultural

Incluindo uma melhor compreensão do seu passado e impacto na compreensão dos problemas atuais, a sua diversidade cultural

As transformações socioeconómicas e culturais associadas à transformação digital

Incluindo o potencial das indústrias criativas e da transformação digital associadas ao património e cultura europeus, em termos de produção, acesso e preservação; uma compreensão dos impactos socioeconómicos associados às transformações tecnológicas, em particular nas gerações mais jovens, e desenvolvimento de políticas adequadas.

Ideias, estratégias e estruturas de governação na Europa

Incluindo a confiança nas democracias europeias, o desafio do populismo e a necessidade de maior participação cívica; uma reorientação do sector público para as necessidades do cidadão e a sua consequente modernização.

A Europa e o mundo

Incluindo a evolução do contexto geopolítico em que a Europa se insere e atua, a promoção da cooperação internacional em áreas estratégicas.

Ver oportunidades
de financiamento
Próximos Eventos
-
Out
02

NCP
-
Natália Dias
+351 935 014 538
Participação PT
-

  Total : 91 participações

  Total : 17,33 M€ ( 1,85% )