ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

SWAFs - Ciência com e para a Sociedade

Os avanços na investigação e inovação geraram um conjunto de questões éticas, legais e sociais que afetam a relação entre ciência e sociedade. O programa SWAFS será determinante para reforçar esta relação e garantir que o Horizonte 2020 responde aos desafios societais europeus, permitindo o desenvolvimento das capacidades necessárias e formas inovadoras de ligar ciência e sociedade. Procurará ainda tornar a ciência mais atrativa para a sociedade, especialmente para os jovens, aumentar a procura pela inovação e abrir as atividades de inovação e investigação aos cidadãos.

De facto, espera-se que os todos os atores (investigadores, cidadãos, decisores políticos, empresas e organizações do terceiro setor, entre outros) possam trabalhar juntos em todas as fases do processo de investigação e inovação, garantindo assim que quero o processo quer os resultados estão alinhados com os valores, necessidades e expetativas da sociedade europeia.

Esta abordagem, definida como Responsible Research and Innovation (RRI), pauta pela inclusão que promove e procura avaliar e antecipar expectativas e implicações das ações de investigação e inovação. Na prática, a implementação desta abordagem implica uma atuação sobre os eixos prioritários do programa SWAFS:

  • Promover a participação alargada dos cidadãos nas atividades de Investigação e inovação,
  • garantir o acesso e a utilização dos resultados científicos;
  • promover a igualdade de género,;
  • desenvolver e promover um Quadro ético adequado para as atividades e I&I;
  • estimular e apoiar a educação para a ciência;
  • Contribuir para uma governação que promova o avanço da investigação e inovação responsáveis.
Ver oportunidades
de financiamento
Próximos Eventos
-
Out
02

NCP
-
Natália Dias
+351 935 014 538
Participação PT
-

  Total : 68 participações

  Total : 9,76 M€ ( 2,07% )