ANI - Promoção do Programa Quadro 

Horizonte 2020

WIDENING - Disseminar a Excelência e Alargar a Participação

Orçamento: 0,95 mil milhões EUR (2014 – 2020)

O instrumento Spreading Excellence and Widening Participation (Widening) visa promover a capacitação em termos de investigação e inovação dos Países Membros da UE com menor participação nos Programas Quadro para que haja uma maximização e melhor distribuição dos benefícios de uma economia baseada na inovação. As sinergias com os Fundos Estruturais e de Investimento desempenham aqui um papel importante. Os países Membros da UE elegíveis são: Bulgária, Croácia, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.

Principais ações

Teaming

Visa a criação ou capacitação de centros de investigação e Inovação de excelência nos países Widening através de uma parceria com uma instituição europeia de topo.

Twinning

Apoia uma rede de colaboração institucional que visa o fortalecimento de um campo de investigação específico numa instituição com elevado potencial científico de um país Widening, que se liga a pelo menos duas instituições líderes na Europa.

• ERA Chair

Visa a atração e a manutenção de recursos humanos altamente qualificados (o/a investigador/a ERA Chair e a sua equipa) e a implementação de mudanças estruturais necessárias para atingir a excelência de forma sustentada em instituições de países Widening com elevado potencial para a excelência científica.

Outras ações

Policy Support Facility

Oferece o apoio de peritos a entidades públicas regionais e nacionais, nomeadamente na conceção, implementação e avaliação de políticas de Investigação e Inovação.

• COST

Promove a colaboração transfronteiriça de investigadores na Europa. A COST ajuda investigadores e inovadores a terem acesso a redes Europeias e internacionais.

Ver oportunidades
de financiamento
NCP
-
Natália Dias
+351 935 014 538
Participação PT
-

  Total : 132 participações

  Total : 104,71 M€ ( 11,47% )